Ganhei do meu filho Mauro Henrique, uma jabuticabeira, em 2007, acho eu. ( jabuticaba, também chamada guapuru ou fruita em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. WikipédiaÉ minha fruta predileta. Já ganhei de um cunhado, uma caixa delas, comprada no Mercadão de São Paulo, que quase comi de joelhos. Todas, sem exceção, enormes, doces, deliciosas.

Já veio dando fruta e foi transplantada num vaso grande, na frente da casa, onde recebia cuidados diários, mas não teria condições de crescer, em vista da cobertura dos carros. Desta forma, foi içada para cima do quartinho dos fundos da casa, numa operação incrivelmente rápida, com a ajuda dos pedreiros que estavam construindo o prédio aqui em frente. Eu filmei a subida, publiquei no blog do multiply, mas, infelizmente a plataforma foi encerrada e eu não sei se conseguiria resgatar em algum chip de máquina antigo… quem sabe?….

Mas como ela está lá em cima…. ninguém sobe para cuidar dela a não ser eu e, esporadicamente outras pessoas da casa.

Ela dá jabuticaba, mas tenho sérios concorrentes que tem mais tempo do que eu para cuidar do amadurecimento das frutas…Os passarinhos. Então, quando tenho a sorte de chegar primeiro, corro colhê-las e dou conta de todas, quase que escondido para não ter que dividir. Também não conto, para não ficar com remorso.

Acontece que os netinhos aqui em casa, agora com dois anos e meio, descobriram a escada e pedem para subir. E também foram apresentados à fruta e viraram sócios.

Esta semana subi para verificar o processo de amadurecimento e colhi algumas.

IMG_9221 (1)

Para fazer uma média, levei primeiro pro marido, que pegou a maior.

Obviamente, a maior mesmo, eu já tinha retirado desse punhado. (Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte….)

IMG_9222IMG_9224

Deixe um comentário

